Questão-Problema:

"Serão os níveis de Campos Electromagnéticos que nos rodeiam prejudiciais à saúde?"

sábado, 10 de janeiro de 2009

Gaiola de Faraday

Como postei anteriormente o campo eléctrico dentro de um condutor em equilíbrio electrostático é nulo.
Um facto também explicado por este fenómeno é os choques que por vezes se apanham ao tocar num carro. Durante uma viagem, a fricção do vento nos chassis do carro provocam a sua electrização. Contudo não apanhamos choques, enquanto estivermos dentro do carro, porque as cargas se distribuem à superfície. No entanto ao sair, se tocarmos com uma mão nos chassis apanhamos um pequeno choque porque fazemos uma ligação à terra e o carro descarrega-se (não a bateria mas, liberta as cargas eléctricas que se acumulavam à sua superfície). É também por este facto que durante uma trovoada se deve permanecer dentro dos carros no caso de se estar em viagem. O sistema da gaiola de Faraday foi adoptado para proteger instrumentos e aparelhos de grande sensibilidade colocados no seu interior. Também serve para garantir a segurança de instalações perigosas como paióis e locais de preparação de explosivos. A protecção de edifícios contra descargas atmosféricas é outra aplicação da gaiola. Devido a esta função de protecção, a gaiola também é conhecida como ecrã electrostático. Como podemos verificar no seguinte vídeo o campo eléctrico no interior da gaiola é nulo e por isso o homem não sofre nenhuma descarga eléctrica.



José Marques

http://www.para-raio.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=42
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaiola_de_faraday