Questão-Problema:

"Serão os níveis de Campos Electromagnéticos que nos rodeiam prejudiciais à saúde?"

sábado, 24 de janeiro de 2009

Efeitos da Radiação Electromagnética

Todos os efeitos da radiação electromagnética – tanto os que beneficiam a saúde como os que são ameaça à mesma – resultam da capacidade da radiação em ionizar a matéria dos tecidos onde passa. As radiações ionizantes, arrancam electrões aos átomos e moléculas. Assim, átomos e moléculas deixam de ser neutros (sem carga eléctrica) e passam a ficar ionizados (com carga eléctrica). Este processo em tecidos vivos pode destruir as células, apenas temporariamente ou de forma permanente.
A intensidade com que a radiação electromagnética afecta a matéria depende da sua energia e da forma como interagem com as moléculas que encontram.
A protecção destas radiações baseia-se nestes alcances diferentes e faz-se essencialmente, portanto, por blindagem. Quando raios gama atingem o núcleo de uma célula podem destruir o material genético de uma das hélices de ADN, mas há possibilidade de a célula se auto-reparar. Como é natural, não se podem realizar experiências in vivo sobre os efeitos de radiação em humanos, pelo que os dados para análise dos efeitos das radiações no homem são necessariamente escassos.

Bibliografia:
Engº Carneiro, R; Activa Multimédia - Ciências Experimentais; Lexicultural (2004)
Luís Geraldes